quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Atritos programação

Estou frustrado!!!
Tentei implementar o código que desenvolvi em actionscript para c++, o resultado foi desastroso. Estou muito destreinado em c++, e o pior é que tenho uma frequencia de c++ em duas semanas.
Ontem e hoje foi-me dificil dedicar tempo ao projecto porque passei o dia em aulas e formação :( estive 1.30 h no café a praguejar e fumar cigarros, enquanto lamentava não ter prestado mais atenção às aulas da cadeira. Mas, como tristezas não pagam dívidas vou tentar ainda hoje fazer progressos no c++, a ver se consigo obter pelo menos o numero de estágios que tinha calculado.
~1.077.130.
A abordagem matemática do problema é (9(8(7(6(5(4(3(2(1(1)+1)+1)+1)+1)+1)+1)+1)+1)+1)
isto dá as 1.077.130 possibilidades de preenchimento da grelha.
1 (grelha nula)
2 (grelha 1 casas, com 2 símbolos)
5 (grelha 2 casas, com 2 símbolos)
16 (grelha 3 casas, com 2 símbolos)
65 (grelha 4 casas, com 2 símbolos)
326 (grelha 5 casas, com 2 símbolos)
2.137 (grelha 6 casas, com 2 símbolos)
14.960 (grelha 7 casas, com 2 símbolos)
119.681 (grelha 8 casas, com 2 símbolos)
1.077.130 (grelha 9 casas, com 2 símbolos)

Isto parece-me um factorial com uma propriedade meia marada, o resultado tb mostra alguma relação com a sequencia fibonacci.

Se alguem tiver uma ideia de como simplificar o processo, ou tiver uma abordagem mais "bonita", agradecia que entrasse em contacto comigo.

Tb foi anunciado o projecto da cadeira de programação, ironicamente tb é um jogo, o "sokoban".

Sem comentários: